
JOÃO SANCHEZ é um ser humano barbudo, colheita de '97, habita um 2º esquerdo em Lisboa e ainda está a aprender a falar de si na 3ª pessoa. Irrequieto criador de coisas, umas melhores que outras. Quase cineasta, quase fotógrafo, quase DJ, quase designer, quase designer de moda, mas totalmente o orgulho dos seus pais.
Actualmente está a trabalhar em dois áudio dramas, intitulados Histórias para acordar e Quem fala?. Continua para trás e para a frente com o seu próximo filme - Velocidade Cruzeiro e é artista convidado pelos Estúdios Victor Cordon no âmbito do Plano Nacional das Artes. Constantemente a trabalhar no Pagárrenda. Em 2024 é convidado a realizar Rebento, um documentário experimental acerca do programa Território dos EVC. Assina o videoclip Villain de P.S. Lucas. No mesmo ano, viaja até ao Japão e tira algumas fotos que algumas pessoas categorizam como “top”, “brutal” e “incrível” , apelidando João Sanchez de “master”, “máquina” e “grande gajo”. Constantemente a trabalhar no Pagárrenda. Em 2023 vence o prémio de melhor realizador nacional no Festival inShadow com o filme Finimondo. Cria o cartaz de Vorace de Sofia Kafol. Antes disso - e constantemente a trabalhar no Pagárrenda - em 2022 é convidado pela Sublime Dance Company a realizar Step Fall and Rise, um espectáculo de dança contemporânea filmado e exibido de forma interactiva. No mesmo ano, é responsável pelo documentário Kutxi Kutxi Kutxi na mesma Companhia. Juntamente com Maria Abrantes, cria a performance Uma Água por favor, numa ode à vida nocturna. Em 2021 - higienicamente a trabalhar no Pagárrenda - assina Caminho de Fé como Director de Fotografia e Os Últimos dias de Emanuel Raposo como colorista. Em 2020 - e constantemente a trabalhar no Pagárrenda - assina a correção de cor da 3ª temporada de Sou Menino para Ir de Salvador Martinha. No Dia de São Valentim, explora A Invenção do Beijo num filme com o mesmo nome. É convidado a realizar o videoclip do single Stuck dos Andrage e é responsável pelo grading de Cold. Assina a Direção de Fotografia do documentário Um Outro Lado de Patrick de Rui Pedro Tendinha. Realiza todos os videoclips do disco A Poda das Núvens de Vasco Vilhena. Enquanto estava fechado em casa, quase se tornou alcoólico e quase especialista de colagens no projecto Z Marks the spot. Em 2019 - constantemente a sonhar em como trabalhar no Pagárrenda a tempo inteiro - é Director de Fotografia de Corte de Afonso e Bernardo Rapazote, filme estreado no Festival de Cannes e exibido no IndieLisboa, Curtas de Vila do Conde, Caminhos do Cinema Português, entre outros. Juntamente com Francisca Niny de Castro, co-cria a marca de roupa Bon Vivant, dos quais os lucros revertem todos a favor dos seus maus hábitos. Desafia Salvador Martinha no programa Sou Menino para Ir e o país fica a conhecer o Colectivo Pagárrenda e a calvície precoce de João Sanchez. Faz o filme experimental Todos Vemos Pornografia. Paralelamente, acaba a licenciatura em Cinema, com especialização em Imagem pela Escola Superior de Teatro e Cinema. *Suspiro* No ano anterior, isto é, 2018, - a fazer eventos mensais no Pagárrenda - viraliza em caixas de comentários carregadas de força e ódio pelo filme A maneira certa de encontrar casa, lançado em colaboração com o Público. Em 2017 - ainda a criar eventos sob e sobre o nome Pagárrenda - estreia na Cinemateca a média-metragem documental Nós os Arroianos, uma carta de amor aos alunos da António Arroio. Pretenciosamente, cria o filme experimental Volúpia. Em 2016 - é co-fundador do Colectivo Pagárrenda - escreve e realiza Pecado, com estreia na Cinemateca Portuguesa. No final do ano, cria uma exposição e um 2º livro de fotografia intitulado Beata. Em 2015, conhece Francisca Niny de Castro, e juntos fazem o filme Cobaia no 11º ano da Escola Artística António Arroio. Fotografa amigos e desconhecidos em noites no Bairro Alto e cria o livro e exposição Os Filhos do Bairro. Em 2014, num Domingo qualquer, cria o Stop Motion Porn, uma história de amor entre duas escovas de dentes. Em 2013, entra na Escola Artística António Arroio e é muito feliz. Em 2006 é protagonista de um anúncio da Sunquick, catapultando João Sanchez a uma fama mundial de apreciador de sumos concentrados com sabor a laranja.

ojoaosanchez@gmail.com